quarta-feira, 31 de outubro de 2012
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Inauguração da Cozinha do Hospital
O Hospital Santa Bárbara
inaugurou no dia 24 de outubro de 2012 a nova cozinha e refeitório do hospital.
Essa nova cozinha foi construída de acordo com a lei RDC 50, num espaço de 300
metros quadrados, e seu projeto arquitetônico realizado pelo arquiteta Ketley
Polezer, que juntamente com toda a Diretoria do Hospital acompanhou e executou
a obra, com uma equipe de peso, que vai desde o engenheiro civil até os
funcionários da obra.
Foram comprados novos
equipamentos tais como: fogão industrial, forno industrial, fritadeira,
geladeira industrial de 4 portas e 1de 6 portas, freezer, processador de
alimentos, prateleiras e mesas em inox, lavadora de louça, balcão térmico
e sua capacidade é para realizar mais de 300 refeições diárias.
Com os setores subdivididos terá
uma maior produtividade e controle das preparações proporcionando uma maior
agilidade nos preparos das dietas e refeições, e um espaço que trará maior
conforto para os colaboradores no momento das refeições.
Estavam presente nesta inauguração o Presidente da Santa
Casa Laerte Tadeu Zucolo atual prefeito de Santa Bárbara, Dr. Mario
Celso Heins, o prefeito eleito Denis Andia, Diretores,
Conselheiros do Hospital, Representantes de Entidades da Cidade, Vereadores,
Colaboradores e Dr. Maeda representando os Médicos.
Para o presidente da Santa Casa esta é uma obra de
muita importância para todos pois vai trazer melhorias do setor, a facilidade
do preparo da alimentação pelos nossos colaboradores.
Hoje podemos dizer nossa Santa Casa esta no caminho
certo.
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
DIAS 02 / 04 e 09 de Outubro - NAO PERCAM
GRUPO DE GESTANTE
Acontecerá nos dias 02 / 04 e 09 de Outubro no Hospital Santa Bárbara - o Quarto Encontro para as Gestantes da cidade de Santa Bárbara e região. As palestras serão feitas na Sala de Reunião do Hospital às 13h30.
Haverá sorteio de brindes para as futuras mamães.
Aproveitem é GRATUITO -
AVISEM AS FUTURAS MAMÃES QUE VOCÊS CONHECEM!
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Mobilização do Projeto Irmão Amigo
No dia 15 de setembro o Hospital Santa Barbara apresentou, na praça da matriz, para a população de Santa Bárbara, o projeto IRMÃO AMIGO.
Com o apoio de profissionais da FACULDADE ANHANGUERA, foram feitos aproximadamente 550 exames entre eles: TESTE GLICÊMICO, AFERIR PRESSÃO, I.M.C, I.A.C.
Esse projeto é totalmente voltado para inclusão social e humanização, onde o Hospital disponibiliza ao doador um serviço especial de hotelaria hospitalar onde estão inclusos quarto individual com direito a acompanhante, ponto de internet, tv e linha telefônica, além de descontos em farmácias credenciadas, consultórios médicos, entre outros.
Para maiores informações entrar em contato com a Coordenadora Cibele, pelo telefone 3499-1855 ramal 251
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Centro de Oftalmologia
Numa Iniciativa da Secretaria de Saúde e do Hospital Santa
Bárbara, 280 cirurgias, aproximadamente, devem ser realizadas num prazo muito
curto, 3 meses, iniciando no meio deste mês de setembro, para resolver o
problema de cegueira de várias pessoas, com catarata. Outros 09 municípios da
região, estarão investindo para que possamos realizar cirurgias para seus
munícipes aqui também.
A Catarata deve-se ao
fato da opacificação do cristalino, uma lente natural, que todas as pessoas
têm. Tal lente com o passar do tempo envelhece e opacifica, inpedindo a
passagem de luz até a retina, que leva as informações do mundo ao nosso redor,
até o cérebro, e o cérebro reconhece estas informações e nos permite
compreender o que acontece ao nosso lado e à distância de nossa visão. Quase 87
% do que percebemos ao nosso redor, se deve à visão. Podemos trocar esta lente
e devolver a visão destas pessoas se o problema for o cristalino.
Quem não enxerga, produz muito menos e a população está
vivendo mais e precisa continuar produzindo, ganhando, contribuindo para à
produção de sua família e da comunidade. É muito comum vermos avôs e avós,
cuidando de suas famílias, levando seus netos às escolas, se divertindo,
estudando, trabalhando, produzindo e deixando o envelhecimento para trás graças
à qualidade de saúde e à visão capaz! Podemos viver mais e melhor enxergando.
Para os que não enxergam, precisamos de políticas públicas
de acessibilidade, de educação especializada, de profissionais preparados e de
uma sociedade disposta à inclusão de pessoas que podem produzir se forem
levadas a sério, para que também concorram para uma vida melhor e muito mais
produtiva.
Hoje o Hospital santa Bárbara promove uma campanha de combate
a cegueira, faz uma avaliação pelo SUS, com apoio irrestrito do Município, do
Estado e do Gov. Federal.
Uma consulta da "saúde dos olhos" está à
disposição no Hospital Santa Bárbara para toda região, detectando problemas e
procurando por soluções, além de tratar imediatamente os que estão concorrendo
para a cegueira permanente pelo glaucoma sem sintomas!
Podemos atender a 4000 pessoas mensalmente, procure uma
Unidade Básica de Saúde do seu bairro, se você tem 40 anos ou mais,
principalmente hipertensos, diabéticos, faça uma consulta da saúde dos olhos
Levando apenas cópia de 04 documentos: RG, CPF, Cartão SUS e Comp. de
Residência e continue a enxergar, se você tem o Glaucoma, venha até o centro
Oftalmológico para se tratar e ter a medicação via SUS.
A avaliação deve ser feita anualmente!
Sobre Catarata, os munícipes passarão a operar seus
problemas aqui na nossa região, no Hospital Santa Bárbara, Um programa que
manteremos de forma permanente para todos, e em médio prazo estaremos fazendo
muito mais.
Centro Oftalmológico do Hospital Santa Bárbara
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
terça-feira, 10 de julho de 2012
Apresentação da Entrada Principal da Santa Casa, 2 novos leitos de U.T.I e o Centro de Oftalmologia
Na última quarta feira, dia
04/07/2012, nossa Santa Casa apresentou à população barbarense e as autoridades
presentes, a reforma da entrada principal de nosso Hospital, o Centro de
Oftalmologia e também a conclusão dos 02 novos leitos de UTI adulto, os quais
ainda não podem ser utilizados pois aguardam o credenciamento por parte do
Ministério da Saúde.
Esteve presente o Secretário da
Saúde, Dr. João Roberto Muller, vereador Juca Bortolucci, presidente do Rotary
Club Sr. Mauro Emilio Amaral, presidente do Conselho de Administração do
Hospital Dr. Tércio Rodrigues, presidenta do COMUSA Sra. Maria Candida, entre
outros que prestigiaram mais essa conquista.
O presidente do Hospital Sr.
Laerte Tadeu Zucolo salientou em sua fala sobre a importância da parceria com a
Prefeitura Municipal e com o Governo do Estado, que através de seus
representantes e parlamentares ajudaram nossa Entidade com recursos para essas
reformas e também para a compra dos equipamentos.
Sr. Laerte enfatizou sobre os
compromissos financeiros do hospital estarem todos regulares, não havendo
nenhum tipo de “dívidas” com fornecedores e colaboradores, o que gera uma
credibilidades maior para com nossa Entidade. Aproveitou o momento ainda para
um breve relato das melhorias que o Hospital já passou, não só em sua estrutura
física, mais como também na humanização e na assistência com a saúde de nossos
pacientes.
Nosso Hospital realiza em média
mensalmente 450 internações, 50 partos normais, 40 cesarianas, 250 cirurgias
variadas, 28.000 exames laboratoriais, 170 tomografias, 420 mamografias, 1.450
exames de RX e outros 250 exames diversos. Lembrando que nosso atendimento é de
96% à pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde.
Outro ponto importante,
principalmente na questão da humanização, é o nosso Grupo de Gestantes, o qual
tem a finalidade de orientar as futuras mamães quanto aos cuidados com o bebê,
isso tudo vem de encontro com a Criação da Rede Cegonha que é uma estratégia do
Ministério da Saúde fundamentada nos princípios da humanização e assistência,
implementando um novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança, com
foco na atenção ao parto, nascimento e desenvolvimento infantil de zero aos 24
meses, reduzindo a mortalidade materna e infantil.
A abertura do Centro de Oftalmologia tem o principal
objetivo de reduzir a fila de espera de nossa cidade e região, para o
tratamento de glaucoma e catarata.
“Contudo
podemos dizer que nossa Santa Casa está no caminho certo” diz Sr. Laerte Tadeu
Zucolo.



















































