Numa Iniciativa da Secretaria de Saúde e do Hospital Santa
Bárbara, 280 cirurgias, aproximadamente, devem ser realizadas num prazo muito
curto, 3 meses, iniciando no meio deste mês de setembro, para resolver o
problema de cegueira de várias pessoas, com catarata. Outros 09 municípios da
região, estarão investindo para que possamos realizar cirurgias para seus
munícipes aqui também.
A Catarata deve-se ao
fato da opacificação do cristalino, uma lente natural, que todas as pessoas
têm. Tal lente com o passar do tempo envelhece e opacifica, inpedindo a
passagem de luz até a retina, que leva as informações do mundo ao nosso redor,
até o cérebro, e o cérebro reconhece estas informações e nos permite
compreender o que acontece ao nosso lado e à distância de nossa visão. Quase 87
% do que percebemos ao nosso redor, se deve à visão. Podemos trocar esta lente
e devolver a visão destas pessoas se o problema for o cristalino.
Quem não enxerga, produz muito menos e a população está
vivendo mais e precisa continuar produzindo, ganhando, contribuindo para à
produção de sua família e da comunidade. É muito comum vermos avôs e avós,
cuidando de suas famílias, levando seus netos às escolas, se divertindo,
estudando, trabalhando, produzindo e deixando o envelhecimento para trás graças
à qualidade de saúde e à visão capaz! Podemos viver mais e melhor enxergando.
Para os que não enxergam, precisamos de políticas públicas
de acessibilidade, de educação especializada, de profissionais preparados e de
uma sociedade disposta à inclusão de pessoas que podem produzir se forem
levadas a sério, para que também concorram para uma vida melhor e muito mais
produtiva.
Hoje o Hospital santa Bárbara promove uma campanha de combate
a cegueira, faz uma avaliação pelo SUS, com apoio irrestrito do Município, do
Estado e do Gov. Federal.
Uma consulta da "saúde dos olhos" está à
disposição no Hospital Santa Bárbara para toda região, detectando problemas e
procurando por soluções, além de tratar imediatamente os que estão concorrendo
para a cegueira permanente pelo glaucoma sem sintomas!
Podemos atender a 4000 pessoas mensalmente, procure uma
Unidade Básica de Saúde do seu bairro, se você tem 40 anos ou mais,
principalmente hipertensos, diabéticos, faça uma consulta da saúde dos olhos
Levando apenas cópia de 04 documentos: RG, CPF, Cartão SUS e Comp. de
Residência e continue a enxergar, se você tem o Glaucoma, venha até o centro
Oftalmológico para se tratar e ter a medicação via SUS.
A avaliação deve ser feita anualmente!
Sobre Catarata, os munícipes passarão a operar seus
problemas aqui na nossa região, no Hospital Santa Bárbara, Um programa que
manteremos de forma permanente para todos, e em médio prazo estaremos fazendo
muito mais.
Centro Oftalmológico do Hospital Santa Bárbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário