terça-feira, 10 de julho de 2012

Apresentação da Entrada Principal da Santa Casa, 2 novos leitos de U.T.I e o Centro de Oftalmologia


Na última quarta feira, dia 04/07/2012, nossa Santa Casa apresentou à população barbarense e as autoridades presentes, a reforma da entrada principal de nosso Hospital, o Centro de Oftalmologia e também a conclusão dos 02 novos leitos de UTI adulto, os quais ainda não podem ser utilizados pois aguardam o credenciamento por parte do Ministério da Saúde.

Esteve presente o Secretário da Saúde, Dr. João Roberto Muller, vereador Juca Bortolucci, presidente do Rotary Club Sr. Mauro Emilio Amaral, presidente do Conselho de Administração do Hospital Dr. Tércio Rodrigues, presidenta do COMUSA Sra. Maria Candida, entre outros que prestigiaram mais essa conquista.

O presidente do Hospital Sr. Laerte Tadeu Zucolo salientou em sua fala sobre a importância da parceria com a Prefeitura Municipal e com o Governo do Estado, que através de seus representantes e parlamentares ajudaram nossa Entidade com recursos para essas reformas e também para a compra dos equipamentos.

Sr. Laerte enfatizou sobre os compromissos financeiros do hospital estarem todos regulares, não havendo nenhum tipo de “dívidas” com fornecedores e colaboradores, o que gera uma credibilidades maior para com nossa Entidade. Aproveitou o momento ainda para um breve relato das melhorias que o Hospital já passou, não só em sua estrutura física, mais como também na humanização e na assistência com a saúde de nossos pacientes.

Nosso Hospital realiza em média mensalmente 450 internações, 50 partos normais, 40 cesarianas, 250 cirurgias variadas, 28.000 exames laboratoriais, 170 tomografias, 420 mamografias, 1.450 exames de RX e outros 250 exames diversos. Lembrando que nosso atendimento é de 96% à pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde.

Outro ponto importante, principalmente na questão da humanização, é o nosso Grupo de Gestantes, o qual tem a finalidade de orientar as futuras mamães quanto aos cuidados com o bebê, isso tudo vem de encontro com a Criação da Rede Cegonha que é uma estratégia do Ministério da Saúde fundamentada nos princípios da humanização e assistência, implementando um novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança, com foco na atenção ao parto, nascimento e desenvolvimento infantil de zero aos 24 meses, reduzindo a mortalidade materna e infantil.

A abertura do Centro de Oftalmologia tem o principal objetivo de reduzir a fila de espera de nossa cidade e região, para o tratamento de glaucoma e catarata.

“Contudo podemos dizer que nossa Santa Casa está no caminho certo” diz Sr. Laerte Tadeu Zucolo.


























Novo Centro de Oftalmologia


O Hospital Santa Bárbara implantou em suas dependências o Centro de Oftalmologia. A  unidade de atendimento já se encontra em pleno funcionamento. A apresentação do espaço foi feita neste mês às autoridades do município. A inauguração oficial será feita posteriormente.  
O Centro de Oftalmologia é uma unidade de atendimento do Hospital Santa Bárbara. É um programa desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Santa Bárbara e Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara.
O presidente do Hospital Santa Bárbara, Laerte Tadeu Zucolo, informou que o principal objetivo da implantação do Centro de Oftalmologia é o atendimento integral ao paciente que procura o hospital e deseja um atendimento humanizado e com qualidade.  O espaço irá prestar atendimentos médicos na especialidade de oftalmologia, bem como aqueles voltados às campanhas federais de saúde pública, segundo os protocolos do Ministério da Saúde, na linha de cuidados oftalmológico ambulatorial e hospitalar. 
Inicialmente, segundo o presidente do Hospital,  o Centro de Oftalmologia irá atender aos pré-requisitos estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 866 que apresentam diretrizes para organização da Rede de Serviços de Referência em oftalmologia, integrantes do Sistema Único de Saúde – SUS tais como: primeiro prestar atendimento integral ao paciente de glaucoma e segunda fase atendimento integral ao paciente de cataratas, conforme as  Portaria nº 783, 23 de novembro de 2011e Portaria Nº 920, de 15 de dezembro de 2011. 


As consultas para Glaucoma já estão sendo efetuadas em nosso Centro de Oftalmologia










terça-feira, 3 de julho de 2012

Novos Leitos de U.T.I

Após a assinatura de convênio entre o Hospital e o Governo do estado em março desse ano, por meio de emenda apresentada pelo deputado André do Prado, após solicitação do vereador Kadu Garçom, e por emenda também apresentada pelo deputado Cauê Macris, concluímos a reforma dos 08 leitos de UTI e a ampliação de mais 02 novos leitos.

Os recursos foram utilizados para a reforma e para a aquisição de equipamentos para a U.T.I.